Gestão
6 palestras motivacionais para professores grátis no YouTube
As palestras para professores são um ótimo meio de manter discussões importantes sempre ativas na sua equipe.
14 min de leituraLeia o artigo
A sala de aula do futuro é menos sobre equipamentos e mais sobre alunos.
Sala de aula do futuro? Olha, sendo bem sincero, esse futuro já chegou há algum tempo. E ele foi bem mais surpreendente do que damos crédito.
Há alguns anos atrás, especialmente antes da internet, falar sobre sala de aula do futuro era um exercício criativo.
“Os professores serão substituídos por robôs”, “todo o conteúdo da lousa vai automaticamente para o caderno do aluno” e coisas assim.
É praticamente ficção científica!
A sala de aula do futuro começou a ser desenhada assim que demos os primeiros passos para colocar o aluno como protagonista do seu aprendizado, e o professor como guardião do conhecimento.
A tecnologia é uma aliada nisso. Mas quem realmente faz acontecer são as pessoas envolvidas na comunidade escolar: coordenadores, gestoras, diretores, professores e alunos.
Hoje vamos conversar melhor sobre isso, mostrando como exatamente é a sala de aula do futuro, o que já existe e o que está perto de existir.
Vamos lá?
Olha só como a tecnologia é fundamental, mas não é ela que vai guiar a verdadeira escola do futuro.
Hoje já existem sistemas capazes de organizar e acompanhar a rotina de aprendizagem tanto da classe inteira quanto individualmente, aluno por aluno.
A tecnologia, nesse caso, está proporcionando a possibilidade de oferecer para esses alunos um acompanhamento muito mais próximo, que não depende inteiramente da memória do professor.
Escolas que não usam essa ferramenta deixam na responsabilidade do professor esses dois tipos de acompanhamento: o da sala e o dos alunos.
Porém, é raro encontrar professores que dão aulas somente em uma sala e em um horário na escola.
Eles têm que cuidar, então, de várias classes diferentes, criando sua jornada de aprendizagem coletiva e geral.
E o apoio que eles têm? Sem um sistema, só o papel e a caneta.
A escola do futuro é aquela que consegue dizer exatamente o que está acontecendo não só nas notas, mas no desempenho geral de cada aluno, atividade por atividade.
Assim, os responsáveis conseguem entender melhor como está o desempenho dos alunos, fazendo um acompanhamento que vai muito além de olhar os deveres de casa e esperar a reunião no final do bimestre.
Um pouco mais sobre isso agora:
Esse é outro ponto da escola do futuro que já existe há tanto tempo que é quase um sacrilégio chamar assim 😅
A escola do futuro precisa de comunicação integrada sempre. Sem ela, o trabalho do acompanhamento individual dos alunos acaba não sendo aproveitado 100%.
Pense na seguinte situação: o aluno está com alguns problemas na sua jornada de aprendizado, mais especificamente na matemática.
Mas esse é um caso diferente: esse aluno é bastante responsável. Ele faz todas as lições, faz todas as provas, todos os trabalhos, não bagunça na sala e é nota 10 no geral.
O único problema que ele tem são as dificuldades em entender o conteúdo. E em casa, infelizmente os pais não andam tendo tempo para ajudá-lo no dever de casa.
Com uma comunicação escolar integrada, os responsáveis podem perceber a dificuldade do aluno em alguma tarefa e acionar o professor diretamente pelo sistema da escola.
Sem esse sistema, uma prática que está ficando bastante popular é conversar com os professores por grupos de WhatsApp, mas haja grupo!
Até hoje professores fazem planos de aula de forma manual.
E até os que não fazem acabam usando o computador só para usar algum processador de texto, como o Google Docs ou o Word.
Acaba que o computador fica servindo apenas como uma grande máquina de escrever. E ele não foi feito para isso.
A escola do futuro que está acontecendo agora oferece a possibilidade dos professores planejarem sua aula inteira através de um sistema integrado.
Nesse sistema, o professor consegue criar o plano de aula usando inclusive recursos de outros planos, que também ficam salvos nele.
Além de facilitar e muito a vida do professor, ter uma visão completa do que já foi tratado em sala e como exatamente o conteúdo foi dado ajuda muito na sua eficiência como profissional.
Os professores que não têm acesso a um sistema assim acabam tendo que se basear nas suas anotações e na sua memória.
E esse é realmente um trabalho do passado. Passar dias analisando todos os planos de aula para traçar os próximos, mexendo em pastas, diários etc.? Ninguém mais precisa passar por isso.
Sistemas para professores são muito bons para os professores. Mas eles são excelentes para os gestores da escola.
É através desse sistema que os gestores conseguem observar o andamento das aulas de uma forma simples, sem precisar consultar toda a documentação que cada classe gera.
Esse é o trabalho dos coordenadores, por sinal: acompanhar o desenvolvimento pedagógico de todas as turmas.
Fazer esse acompanhamento com a precisão que ele merece sem as ferramentas da escola do futuro é impossível.
O que acaba acontecendo são coordenadores frustrados e com muito trabalho, que nunca vai ser feito 100% do jeito que ele precisa ser feito.
Com um sistema de gestão da sala de aula, o coordenador consegue uma visão muito mais aprofundada de tudo o que está acontecendo na escola, turma por turma.
E se esse coordenador juntar o sistema de gestão da sala de aula com um ERP Escolar, é possível ter informações sobre todos os departamentos da escola em linhas do tempo simples de construir e consultar.
A escola do futuro também é sobre visão: ter pleno controle sobre tudo o que acontece na escola. O que você não sabe, dois cliques te contam.
A coordenação também está a cargo de organizar, além do calendário letivo, a agenda dos professores.
E não estamos falando somente de aulas aqui não! Em muitos casos, os professores têm vários outros compromissos que vão além da sala.
Excursões, correção de provas, preparação de aulas, correção de atividade, trabalhos, seminários: tudo isso é parte do trabalho do professor.
E organizar tudo isso em uma rotina simples pode ser muito complicado às vezes. Principalmente sem os recursos da escola do futuro.
Com um sistema de gestão da sala de aula, coordenadores podem ter um controle muito mais avançado de tudo o que o professor precisa fazer.
Além de montar essa rotina, coordenadores também podem entender qual é a disponibilidade de cada professor para qualquer atividade.
Isso vai facilitar a sua rotina e claro, melhorar e muito o lado pedagógico.
Tudo isso que citamos ao longo do texto são funcionalidades do e-Schooling.
Como a gente estava conversando lá no comecinho do texto, a escola do futuro não vai ter lousa voadora e computador pra todo mundo.
Aliás, nem precisa disso. Esses são acessórios tecnológicos que têm seu valor na pedagogia, é claro, mas a relação aluno - professor é o ponto mais valorizado da escola do futuro.
Todos esses recursos colocam o aluno em primeiro lugar. E você pode começar o processo ainda hoje.
Faça uma demonstração guiada do e-Schooling acessando nosso site. Veja você mesmo como funcionam todos esses pontos.
Vou ficar te esperando, ok? Obrigado pela leitura! A gente se vê no próximo texto 😉
O e-Schooling é um sistema de gestão de sala de aula que potencializa o ensino, facilita o trabalho da equipe acadêmica e melhora a comunicação entre professores, responsáveis e alunos.