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14 min de leituraLeia o artigo
Veja um passo a passo rápido de como criar prova, os processos de criação e + 2 ferramentas.
Todo professor sabe como criar prova, a verdade é essa. Mas só saber como criá-la acaba não sendo o suficiente na maior parte das vezes.
Existem vários outros processos que envolvem tanto a criação quanto a aplicação e a correção de uma prova.
E todos esses processos têm algo em comum: eles levam tempo, bastante tempo inclusive, para serem realizados.
O texto de hoje vai olhar para esses processos para entender como criar prova. Olhando dessa forma mesmo, para todos os pormenores que oprofessor tem na hora de criá-la.
E claro: como acelerar essa produção buscando acima de tudo a eficiência.
Ah, e não posso esquecer: no final, tem um brinde com uma ferramenta super simples para criar provas, e outra para armazenar as notas online.
Vamos começando?
Todo mundo sabe que a rotina dos professores é bastante corrida. E quando juntamos professores corridos com um processo intenso como criar prova, sua rotina fica ainda mais apertada.
Professores que não têm tempo para fazer boas provas não vão fazer boas provas. E com isso, seus alunos perdem em aprendizado e a escola perde em reputação.
Entender como fazer uma prova vai muito além das questões que o professor cria.
Na verdade, o processo funciona mais ou menos assim:
É interessante olhar a criação da prova por essa ótica de processos porque fica evidente que o trabalho é bastante intenso.
Cada uma dessas etapas exige dedicação do professor, e essa dedicação costuma ser bem intensa.
Em escolas particulares, onde a rotina de testes, simulados, provas e exames é bastante intensa, isso pode colocar o professor em uma situação bastante delicada.
É claro que há ajuda da escola inteira nesse processo, mas a maior parte dele realmente fica a cargo dos professores.
Logo abaixo vamos conversar sobre as técnicas mais otimizadas de como criar prova para buscar acelerar esse processo.
E logo depois disso, trago duas ferramentas que vão ajudar a escola inteira na criação e preparação das provas.
Vamos seguindo?
Bom, pra gente saber como criar prova, precisamos ver na prática como resolver cada um dos desafios específicos que esse trabalho traz.
Pensando na realidade dos professores, é interessante que eles leiam esses artigos aí na sua escola para comparação com o seu próprio método.
E a partir daí, alinhar o que for possível com foco total na eficiência.
Caso você seja um professor, leitor, espero que esse pequeno passo a passo rápido te ajude a acelerar seu trabalho.
Mas não acelerar para padronizar. Muito pelo contrário: nosso foco está em te liberar, te permitir ter mais tempo para gastar com as etapas que envolvem menos burocracia e mais conteúdo.
Então, caso você seja um professor lendo esse texto, seria muito bom se você deixasse suas próprias dicas ali nos comentários.
Caso você seja uma diretora ou coordenadora, as dicas também são bem vindas!
Continue na leitura do passo a passo agora, e no final do texto, vamos ver juntos duas ferramentas para a criação de provas.
Começando:
A elaboração do calendário letivo é o ponto de partida para a criação de uma prova bem estruturada.
Nesta etapa, o professor deve considerar o conteúdo a ser abordado ao longo do ano letivo, distribuindo de maneira equilibrada para garantir que todos os temas sejam adequadamente trabalhados e compreendidos pelos alunos.
É importante reservar períodos específicos para revisões e atividades preparatórias para a prova.
São nessas revisões, inclusive, que a maioria dos alunos termina por fixar de vez o conteúdo que vai cair.
A elaboração das questões requer cuidado e atenção por parte do professor.
É fundamental definir os objetivos da prova e selecionar os tipos de questões que melhor os atendam, como questões de múltipla escolha, dissertativas, práticas ou análise de casos.
Além disso, é importante garantir a clareza e a objetividade das questões, evitando ambiguidades que possam prejudicar a compreensão dos alunos.
Para garantir a segurança e a equidade no processo avaliativo, é sempre uma boa ideia criar versões diferentes da prova.
Isso impede que os alunos compartilhem respostas durante a aplicação do exame e permite uma avaliação mais justa das habilidades individuais de cada estudante.
As versões devem manter o mesmo nível de dificuldade e cobrir os mesmos conteúdos, mas com a disposição das questões e a ordem das alternativas de resposta alteradas.
Os gabaritos são fundamentais para a correção objetiva e eficiente da prova.
Eles devem ser elaborados de forma clara e precisa, indicando as respostas corretas para cada questão e, quando necessário, apresentando critérios de avaliação para questões discursivas.
Os gabaritos devem ser conferidos e revisados cuidadosamente para evitar erros que possam comprometer a correção dos exames.
Após a elaboração das questões e dos gabaritos, é necessário imprimir todo o material da prova, incluindo as diferentes versões, os gabaritos e qualquer documento adicional que seja necessário para a aplicação do exame.
A impressão deve ser feita com antecedência suficiente para garantir que todo o material esteja disponível e organizado no momento da aplicação da prova.
A aplicação da prova requer uma logística bem planejada para garantir um ambiente adequado e tranquilo para os alunos.
O professor deve definir o horário, o local e as instruções para a realização do exame, além de providenciar os recursos necessários, como materiais de escrita e eventualmente computadores ou dispositivos eletrônicos, dependendo do formato da prova.
A aplicação parece ser simples, mas ela é bem complicada para o professor. O tempo passa muito mais devagar para ele do que para os alunos, e a vigilância constante é exaustiva no final do dia.
Professores em situação de prova precisam de apoio da direção e coordenação. Forneça o que for possível dentro das possibildades da escola em conforto, porque isso se reflete diretamente nos alunos.
Após a aplicação da prova, inicia-se o processo de correção, que deve ser realizado de maneira imparcial e rigorosa.
Os critérios de correção devem estar alinhados com os objetivos da avaliação e os padrões de desempenho esperados dos alunos.
É importante dedicar tempo e atenção à correção para garantir a precisão e a consistência dos resultados.
Após a correção da prova, as notas dos alunos devem ser lançadas no sistema acadêmico de forma transparente e acessível.
O lançamento das notas é um processo bem repetitivo, sendo o mais trabalhoso de toda a lista, junto com a correção.
Lançar tudo manualmente é coisa do passado. Escolas particulares já usam sistemas de lançamento de nota há bastante tempo para auxiliar o trabalho dos professores.
A próxima tendência do mundo edtech é gestão completa da escola através desses sistemas automatizados. São os ERPs Escolares, capazes de controlar desde o lançamento da nota até os cardápios de todas as cantinas da escola.
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Por fim, a prova corrigida deve ser entregue aos alunos juntamente com os gabaritos e eventuais comentários ou feedbacks do professor.
A entrega da prova é uma oportunidade para os alunos revisarem o seu desempenho, identificarem pontos de melhoria e consolidarem o aprendizado adquirido ao longo do período avaliado.
Antes do texto acabar, tenho uma última recomendação aqui que vai te ajudar bastante no seu processo de criação de provas.
A primeira ferramenta que queria te mostrar é o Gradepen.
Ela é muito usada por professores e coordenadores nas escolas para criar provas pela sua facilidade em várias etapas do processo que a gente acabou de ver.
Para a criação de perguntas, por exemplo, você pode solicitar revisões de outros professores. Ou mesmo buscar no banco de perguntas para sugestões de acordo com a sua disciplina.
Esse sistema também oferece um gabarito simples. Depois que os alunos preenchem, a correção da prova é feita automaticamente apontando a câmera para o celular.
Fantástico, não é? Mas você pode ir além, levando tecnologia para a sala inteira.
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Obrigado pela leitura e a gente se vê no próximo texto!
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