Sala de aula
Como criar prova? Guia rápido + Ferramentas
Veja um passo a passo rápido de como criar prova, os processos de criação e + 2 ferramentas.
8 min de leituraLeia o artigo
Veja como a música na educação infantil ajuda no aprendizado e forma laços!
A música na educação infantil vem sendo empregada para ajudar os alunos a aprender o conteúdo desde que o mundo é mundo.
Aliás, desde antes do mundo ser o mundo, na verdade: grande parte do conhecimento na pré-história era transmitido através de canções que se perderam com o tempo.
Hoje, você provavelmente consegue cantar de cabeça uma ou duas canções infantis que você aprendeu na escola para ajudar na fixação do que estava sendo ensinado.
Mas existem algumas técnicas que favorecem o uso da música na educação infantil, que pode ser tanto um recurso mnemônico para assuntos mais difíceis, um momento de descontração, exercícios de companheirismo, dentre outros usos.
Nesse texto, exploramos todas essas possibilidades e conversamos melhor sobre como usar música na educação infantil.
Vamos saber mais?
Como conversamos, usar a música na educação infantil pode assumir várias formas diferentes.
A música, sendo democrática e uma linguagem universal, não precisa ser usada para apenas uma finalidade — o ensino.
Na verdade, a música pode ser incorporada em diferentes situações na sala de aula.
Lembrando que estamos falando sobre educação infantil aqui, certo? Nem tudo é voltado para aumentar o conhecimento dos alunos.
As aulas na educação infantil têm características mais dinâmicas, e servem para estimular comportamentos sociais, o senso de comunidade, a empatia e o interesse pela cultura nas crianças.
Pensando nisso, separamos aqui alguns usos que você pode fazer da música na educação infantil, indo muito além do ensino, mas também não o deixando de fora.
Vamos saber mais:
Iniciar e encerrar o dia escolar com canções específicas pode ajudar a criar uma rotina estável e acolhedora.
Essas músicas podem conter mensagens positivas, incentivando a boa convivência e preparando as crianças para as atividades do dia ou para o momento de ir para casa.
A repetição diária dessas músicas também auxilia na memorização e na construção de um ambiente seguro e previsível.
Utilizar canções para marcar a transição entre atividades pode ajudar a manter a organização e a fluidez na sala de aula.
Por exemplo, uma música pode sinalizar a hora de arrumar os brinquedos ou de lavar as mãos antes do lanche.
Esse uso musical torna as transições mais agradáveis e menos abruptas, facilitando a adaptação das crianças às mudanças de atividade.
Canções infantis e rimas são excelentes para o desenvolvimento da linguagem.
Elas introduzem novas palavras, frases e estruturas gramaticais de maneira lúdica e memorável.
Além disso, as crianças aprendem sobre ritmo, rima e melodia, que são componentes importantes na aquisição da linguagem.
A repetição das letras também ajuda na fixação de vocabulário e na melhora da pronúncia.
Incorporar músicas que incentivem o movimento é uma maneira eficaz de engajar as crianças e promover a coordenação motora.
Danças e coreografias simples podem ser utilizadas para melhorar a coordenação, o equilíbrio e a consciência corporal.
Além disso, atividades musicais que envolvem movimento ajudam a liberar energia e a aumentar a concentração das crianças para atividades mais calmas que se seguem.
Introduzir instrumentos musicais na sala de aula, como tambores, chocalhos e xilofones, permite que as crianças explorem diferentes sons e ritmos.
Essa prática não só desenvolve habilidades motoras finas, como também incentiva a criatividade e a expressão pessoal.
Atividades em grupo com instrumentos musicais também promovem a colaboração e a escuta ativa, fundamentais para o desenvolvimento social.
A música pode ser uma ferramenta poderosa para ajudar as crianças a reconhecer e expressar suas emoções.
Canções que falam sobre sentimentos podem abrir espaço para discussões sobre o que é estar triste, feliz, com raiva ou com medo.
Além disso, a música pode ser usada para acalmar e relaxar as crianças, criando um ambiente propício para o aprendizado e o bem-estar emocional.
A música pode ser integrada em diversas áreas do currículo.
Em matemática, por exemplo, canções que envolvem contagem ou sequências numéricas podem tornar o aprendizado mais divertido e acessível.
Na ciência, músicas sobre o ciclo da água, o sistema solar ou os animais ajudam a fixar conceitos importantes de forma lúdica.
Essa integração torna o aprendizado mais holístico e significativo.
Contar histórias através da música é uma maneira encantadora de desenvolver a imaginação e as habilidades de escuta das crianças.
As histórias cantadas podem ser usadas para ensinar lições morais, introduzir culturas diferentes ou simplesmente entreter.
A combinação de narrativa e música cria uma experiência multisensorial que é mais envolvente do que a leitura ou o canto isolados.
A música desempenha um papel central em festivais e comemorações escolares.
Ensinar às crianças canções tradicionais de diferentes culturas ou músicas temáticas para festas específicas pode ampliar seu entendimento cultural e social.
Além disso, apresentações musicais em eventos escolares fortalecem a autoconfiança e o senso de realização das crianças.
Músicas calmas e tranquilas podem ser utilizadas para ajudar as crianças a relaxar e se concentrar.
Após um período de atividades intensas, um momento de escuta musical suave pode ajudar a regular a energia e preparar as crianças para a próxima atividade.
Isso é especialmente útil durante atividades como a hora da leitura ou o descanso após o almoço.
As canções são excelentes para ajudar na memorização de informações.
Letras de músicas que contêm fatos ou conceitos importantes podem ser uma ferramenta eficaz para fixar o conteúdo na memória das crianças.
Por exemplo, músicas que ensinam o alfabeto, os dias da semana ou as cores ajudam as crianças a recordar essas informações de maneira divertida e natural.
A prática de ouvir e seguir músicas ajuda a aprimorar a atenção e a habilidade de escuta das crianças.
Atividades como jogos de adivinhação de músicas ou a identificação de diferentes instrumentos em uma canção exigem que as crianças prestem atenção aos detalhes sonoros, desenvolvendo suas habilidades auditivas.
Proporcionar momentos em que as crianças possam criar suas próprias músicas ou improvisar com instrumentos estimula a criatividade e a autoexpressão.
Essas atividades permitem que as crianças explorem seu lado artístico, desenvolvendo uma apreciação pela música e pelas artes em geral.
A música pode ser uma ponte para a inclusão e a celebração da diversidade cultural.
Introduzir canções de diferentes partes do mundo e em diferentes idiomas ajuda a ampliar a compreensão cultural das crianças e a promover o respeito e a valorização das diferenças.
A música, nesse contexto, atua como uma linguagem universal que conecta as crianças independentemente de suas origens.
Desenvolver projetos musicais em grupo, como a criação de uma banda ou a produção de um pequeno musical, pode ser uma experiência extremamente enriquecedora.
Esses projetos incentivam a cooperação, a organização e o comprometimento, além de proporcionar uma sensação de conquista e orgulho quando o trabalho é apresentado para os colegas ou para a comunidade escolar.
Utilizar aplicativos e ferramentas digitais que envolvem a música pode tornar o aprendizado mais atraente para as crianças.
Existem muitos recursos disponíveis que permitem a criação de músicas, a mixagem de sons e a exploração de diferentes estilos musicais.
A tecnologia pode tornar a educação musical mais interativa e acessível, especialmente em ambientes onde o acesso a instrumentos físicos pode ser limitado.
Convidar músicos locais para realizar apresentações ou workshops na escola pode inspirar as crianças e proporcionar uma experiência musical mais rica.
Essas interações diretas com músicos profissionais permitem que as crianças vejam a aplicação prática da música e aprendam sobre diferentes carreiras no campo musical.
Formar um coro escolar é uma excelente maneira de trabalhar a música em grupo.
Cantar em coro desenvolve habilidades vocais, disciplina e a capacidade de trabalhar em equipe.
Além disso, a prática do canto coral pode ser uma maneira de unir a comunidade escolar, realizando apresentações em eventos e celebrações.
A música pode ser uma ferramenta particularmente eficaz para a inclusão de crianças com necessidades especiais.
Pode ajudar na comunicação, no desenvolvimento motor e na socialização.
A terapia musical, por exemplo, é uma prática reconhecida que utiliza a música para atingir objetivos terapêuticos e educacionais específicos.
A música pode ser utilizada como um método de avaliação do aprendizado.
Canções criadas pelas crianças que incorporem conceitos aprendidos em sala de aula podem servir como uma forma criativa de avaliar o entendimento e a retenção de informações.
Essa abordagem permite uma avaliação mais dinâmica e menos estressante para as crianças.
Não, o e-Schooling não é uma plataforma musical 😛
Mas ao mesmo tempo, ele é uma plataforma que auxilia os professores a controlar tudo dentro da sala de aula.
Mapas de sala, módulos de ensino online, chamada, conteúdo trabalhado: tudo é armazenado e organizado pelo sistema.
Dessa forma, ao invés de organizar diários, você pode passar algumas horas criando músicas para os seus alunos cantarem.
Ao invés de perder tempo com correções manuais de provas, você pode deixar para o sistema resolver enquanto arranha algumas notas no ukulele.
Esse é o principal diferencial do e-Schooling: oferecer tempo para os professores. Faça um teste guiado hoje e veja como exatamente isso acontece.
Vou ficar te esperando, ok? Obrigado pela leitura e nos vemos no próximo texto!
O e-Schooling é um sistema de gestão de sala de aula que potencializa o ensino, facilita o trabalho da equipe acadêmica e melhora a comunicação entre professores, responsáveis e alunos.